Jantar que celebrou os 40 anos do Instituto aconteceu na última terça-feira de Maio e reuniu profissionais de saúde e médicos especialistas em sono e em ortopedia; arquitetos; parceiros; imprensa e os CEOs das empresas associadas ao INER (Americanflex, Castor, FA Colchões, Luckspuma , Orthocrin e Dow).
Nesta última terça-feira (28), o INER – Instituto Nacional de Estudos do Repouso reuniu profissionais de saúde e médicos especialistas em sono e em ortopedia; arquitetos; parceiros; imprensa e os CEOs das empresas associadas ao INER (Grupo Castor; Luckspuma Colchões; FA Colchões; Americanflex; Colchões Orthocrin e Dow) para celebrar os seus 40 anos. O encontro foi realizado no Restaurante Cantaloup, localizado no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo. “Neste evento de comemoração dos 40 anos do INER e Certificado Pró-Espuma tivemos a oportunidade de reunir uma pluralidade de profissionais que têm conexão com o ecossistema do sono, vital para a nossa saúde”, ressaltou Débora Fernandes, diretora executiva do INER.
Comitê de Estudos Multidisciplinar do Ambiente do Sono
Durante a programação a diretora executiva apresentou a formação de um Comitê criado para que sejam realizados novos estudos de ferramentas que vão contribuir para escolhas mais conscientes dos consumidores e também auxiliar os médicos na recomendação do colchão mais adequado para a melhoria da qualidade do sono. Entre os estudos que foram anunciados estão: Atualização da tabela de biotipo; a construção da tabela de biotipo para colchões de molas e um estudo sobre o impacto sobre o EPS* usado nos colchões.
“O Ecossistema do Sono envolve 3 pilares importantes:
- Otimização do Ambiente: Mobiliário de quarto, colchões e travesseiros, camas, cortinas e persinanas, iluminação, isolamento acústico, controle de temperatura, umidificação.
- Tratamento terapêutico: Medicina do sono, tratamentos e diagnósticos, homeopatia e aromaterapia, complementos alimentares (vitaminas), entre outros.
- Modificação de rotina: Consultoria de sono, monitores de sono, roupas de dormir, aplicativos inteligentes, mudanças na alimentação, rotinas de autocuidado, livros, meditação, entre outros.
72% dos brasileiros sofrem de alguma doença relacionada ao sono, entre elas a insônia. Estamos diante de uma questão de saúde pública e estamos cientes de que podemos contribuir para a mudança deste cenário, especialmente no que se refere à otimização do ambiente, um dos três pilares do Ecossistema do Sono”, afirma Débora.
O Comitê será liderado pela Dow, empresa multinacional parceira do INER desde a fundação, que terá como liderança Camila Flores, especialista técnica e Dra. em Ciência de Materiais; a auditoria técnica de Guilherme Nunes, auditor técnico, com MBA em Gestão Empresarial; além de médicos e profissionais de saúde especialistas em Sono; arquitetos; parceiros. Além de contar com a validação de especialistas conceituados da Medicina do Sono na realização dos exames de polissonografia Tipo 1 (padrão ouro na investigação dos distúrbios do Sono), o estudo contará com a parceria da Sleep Up, start up de tecnologia para o sono, certificada pela Anvisa, que realiza terapia cognitivo comportamental para pessoas que apresentam distúrbios do sono.
Tecnologia aplicada ao sono
O COO da Sleep Up, Fernando Fernandes, médico cirurgião geral, com mais de 25 anos de experiência na saúde suplementar nas áreas de gestão, programas preventivos, inovações e transformação digital em saúde, apresentou aos convidados os benefícios que o aplicativo tem trazido aos usuários que apresentam problemas com o sono, especialmente aqueles que não têm acesso ao tratamento especializado, seja por questões financeiras ou por limites geográficos.
“A nossa parceria com o INER visa criar uma nova classificação para a Tabela de Biotipo, que foi criada pelo instituto em 1984 para qualidade dos colchões. Entendemos que o colchão faz parte de um bom sono e estamos alinhados com o propósito que motiva esses estudos, relata Fernando Fernandes, COO da Sleep Up.
>> Fique sempre por dentro das novidades! Siga-nos no Instagram @ineroficial e @proespuma.
INER, sono com qualidade!
Siga-nos no Instagram @ineroficial e @proespuma.